Cada vez mais presente no ambiente clínico e hospitalar a tecnologia vem contribuindo e muito para as pequenas soluções do dia a dia, garantindo um aumento de produtividade neste segmento.
Prontuários eletrônicos, mobilidade, computação na nuvem e melhorias no processo de atendimento e análise das informações são os grandes responsáveis por alavancar o conforto do paciente e a produtividade durante todo o processo.
É certo que a capacitação, bem como o ambiente de trabalho e os cuidados com a uniformização também devem estar envolvidos neste processo, pois contribuem de várias maneiras para a qualidade do serviço prestado.
Mas voltando aos benefícios que as novas tecnologias estão trazendo para este mercado, uma melhora significativa de tempo e de qualidade da informação foram notadas nas clínicas e hospitais que utilizam aplicativos para acessar os prontuários eletrônicos de seus pacientes, pois eles permitem ao médico um acompanhamento remoto de todas as informações.
Com isso a troca e envio de um resultado de exame, ou de uma tomografia pode ser enviada para o smartphone de um profissional em qualquer parte do mundo, sem deixar de lado a segurança necessária para este tipo de comunicação.
Por falar em segurança, também é preciso estar atento a todo o sistema que envolve a gestão dos dados e das informações que são trabalhadas dentro da empresa, assim como as vacinas são importantes para nos prevenir de certas doenças um bom sistema de segurança é importante para garantir a confiabilidade das informações e evitar uma possível contaminação digital.
Outro cuidado necessário ao se adotar algumas tecnologias é de não se afastar demais do paciente. As tecnologias devem auxiliar durante o atendimento, porém o contato com o paciente é fundamental em todos os estágios. Aquele sorriso de bom dia e uma boa comunicação podem dar o conforto de que o paciente precisa naquele momento.
Com o mercado em crescente demanda e a tecnologia disponível, inclusive na palma da mão, já não há mais desculpas para o não uso dessa tecnologia, porém é preciso saber fazer o bom uso dela.
Lila Maria Uniformes Profissionais
Fazendo parte do amanhã!